quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mr. James Alan Hetfield


Nome completo: James Alan Hetfield
Instrumento: Vocal, Guitarra
Nascido em: 03 de Agosto de 1963
Cidade Natal: Los Angeles, Califórnia
Características: 1,85 m, 81,65 Kg, cabelos castanhos, olhos azuis.
Antes dos Metallica: Tocou no Obsession, Leather Charm.
Carreira antes dos Metallica: Trabalhou numa fábrica de adesivos.
Escuta: Black Sabbath, Motorhead, Skynyrd, Thin Lizzy, Tom Waits, Nick Cave, Spegetti,Western Soundtracks
Filmes: The Good, The Bad and The Ugly, Easy Rider, Sling Blade, Pulp Fiction, Vanishing Point
Heróis: Clint Eastwood, Pops Hetfield.
Primeiro Concerto a que assistiu: Aerosmith & AC/DC, 1978, Long Beach, California.
Considera-se: Rude, honesto, teimoso.


Biografia

Criado numa família tradicional norte-americana de evangélicos rigorosos; valores que James já questionava na pré-adolescência, causando constantes conflitos com seu pai, que era caminhoneiro, Virgil Hetfield. Sua mãe, Cynthia, quando jovem fora cantora lírica, o que o ajudou nos seus primeiros passos na música desde criança. Eles divorciaram-se e alguns meses depois a mãe de James falece de cancro. Os pais de James eram contra os remédios e os métodos da medicina actual e acreditavam que tudo se poderia curar através da fé em Deus. Se tivesse tomado medicamentos, certamente sua mãe não morreria tão jovem. Todo esse lado religioso relacionado à morte da mãe, inspirou James, anos mais tarde, a compor músicas como The God That Failed e Until It Sleeps.

James iniciou seu contacto com a música aos 9 anos, quando teve aulas de piano. Também aprendeu a tocar bateria antes de partir para a guitarra.

Anos mais tarde, James sai de casa, começa a dedicar-se totalmente à música e forma a sua primeira banda: Obsession. A banda era formada pelos irmãos Jim e James Arnold. Mais tarde, eles saíram da banda e foram substituídos por Dave Marrs e Ron McGovney.

Os Obsession tocavam em apresentações de escola, sem muita repercursão e já começavam a compôr as suas primeiras letras, mas sem muito sucesso. As pequenas platéias (quando tinham) preferiam covers, o que irritava James.

James mudou-se para a cidade de Brea, também no estado da Califórnia e formou uma nova banda, Phantom Lord, que perdurou até a volta de James à Downey, sua cidade natal. Voltando à Downey, James reencontra McGovney e a terceira banda de Hetfield nasce, Leather Charm. Algumas modificações ocorreram na banda até James ser apresentado ao primeiro e único baterista dos Metallica, o dinamarquês Lars Ulrich. Daí então foi um passo para a formação de uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos. James e Lars juntaram-se com Dave Mustaine, que tocaria a guitarra solo.

Porém Mustaine e Hetfield tiveram uma relação não muito boa e Dave foi expulso da banda após algumas brigas com James e também alguns problemas pessoais (Dave formou a banda Megadeth). Os Metallica arranjaram logo um substituto, o guitarrista da banda Exodus, Kirk Hammett.

James travou a sua maior batalha, nestes últimos anos, contra o seu maior vício: o álcool. Durante a gravação do álbum St. Anger, James entrou num processo de reabilitação. Esse facto e outros problemas encontrados pela banda nos últimos anos podem ser vistos mais detalhadamente no documentário DVD "Some Kind of Monster".


Vida Pessoal

Ultimamente o vocalista dos Metallica tem tentado dar maior atenção à sua esposa e seus filhos. Quando ele não está no estúdio, a gravar, a compor ou em turnê ele procura estar sempre perto da família, fazendo as mais diversas actividades, como praticar desportos ou assistir a jogos da sua equipa de futebol americano, o Oakland Raiders. Ele também coleciona guitarras antigas e gosta de trabalhar em carros, tendo como seu favorito, o seu Chevy Bel Air, ano 55.

Sem comentários:

Enviar um comentário