domingo, 22 de novembro de 2009

Goblins, feiticeiros e efeitos especiais: uma portuguesa no "Harry Potter"


O i entrevistou a única maquilhadora portuguesa que fez parte da equipa do último filme de Harry Potter, com estreia em 2011

À hora de almoço umas dezenas de Goblins invadiam a cantina e sentavam-se à mesa para almoçar, alheios ao choque que as enormes orelhas em bico e o nariz de papagaio poderiam provocar nos demais. Os olhos pretos, o ar zangado, o cabelo ralo e a roupa formal não deixavam lugar para dúvidas: eram os guardiões de Gringotts, o banco dos feiticeiros da saga Harry Potter.

A descrição parece saída de um filme, mas é pura realidade. Quem conta é Magda Casqueiro, a única maquilhadora portuguesa na equipa da mega-produção da Warner Brothers. Magda estudou em Londres e aprendeu com os melhores: Stuart Bray, autor do boneco "A Múmia" e "O Regresso da Múmia" e Neil Garton, responsável pela maquilhagem e efeitos especiais de "O Gladiador". Durante dois meses aprendeu a "esculpir as próteses, a aplicá-las e maquilhá-las".

Entre cabeças de tamanho real, testas de vampiros e narizes esquisitos da cor da pele, a portuguesa realizou um sonho de muitos anos e quando deu por ela, estava nos estúdios da Warner Brothers. "Estive lá de 22 a 28 de Outubro e foi uma experiência irreal", diz. "Aprendi imenso, estava a trabalhar ao lado dos melhores do mundo. Levantava-me às 3h30 da manhã, começava a trabalhar às 5h00 e saía dos estúdio às 19h. Mas não fazia sacrifício nenhum. Aquilo era mágico."

Efeitos especiais Cada um dos actores - anões de carne e osso - demoram cinco horas a ser preparados. Magda Casqueiro, de 35 anos, maquilhadora especializada no maravilhoso mundo das próteses e efeitos especiais, era a única portuguesa numa equipa de 140 pessoas, de 17 países diferentes, a trabalhar nos estúdios da Warner Brothers, em Londres. "Fui chamada para a equipa de maquilhagem e preparação dos Goblins e durante cinco dias trabalhei numa só cena."

Magda tinha uma actriz só para si, uma anã casada e mãe de três filhos, que às 5h da manhã estava sentada na cadeira de maquilhagem pronta para se transformar numa Goblin. "Era a Katie. Eu aplicava a prótese, que foi esculpida antes, e maquilhava a seguir. É uma espécie de máscara, que fica bem presa e com a qual eles podem comer, falar, fazer tudo. Parece mesmo que é a cara deles. Depois há uma pessoa só para aplicar as perucas, os pelinhos do rosto, que são colocados um a um com uma agulha. Está tudo muito bem organizado. Às vezes os actores adormeciam nas cadeiras de maquilhagem e tínhamos de os acordar. Uns protestavam muito, mas eu tive sorte porque a Katie era amorosa."

Os estúdios "Assim que chegamos, logo à entrada, ao pé do segurança, assinamos um contrato em como não vamos divulgar o que vemos lá dentro: cenas, cenários, não podemos registar imagem nenhuma, senão nunca mais trabalhamos para a Warner Brothers. Eu deixava a máquina fotográfica em casa porque a tentação era enorme."

Quando finalmente entrou nos estúdios, não queria acreditar: "Belisquei-me. Eu não estou aqui... no Harry Potter? Não!" Apesar de não poderem registar imagens, todos os membros das equipas podiam andar à vontade nos estúdios: "Podíamos visitar os sets, os cenários, sem problema. E é tudo perfeito, parece mesmo real. Aquilo é tão grande que chegávamos a andar de minibus de um lado para o outro. Era um antigo aeródromo."

Apesar de não ter estado com nenhum dos actores principais, deu de caras com uma super-estrela: "Ia a andar e de repente tenho a Sarah Jessica Parker à minha frente! Estava lá de visita, com o filho, a ver o estúdio."

O filme, o último da saga Harry Potter, baseado nos livros de J. K. Rowling, estreia-se em 2011 e continua em rodagem. Para além da maquilhadora, os portugueses estão representados por Bruno Simões, responsável pela criação dos ambiente (storyboards animados) e Eduardo Serra, director de fotografia.

Magda, mal pode esperar para ver o filme na grande tela, até porque tem a certeza que irá reconhecer Katie, a sua Goblin. "Ainda por cima acho que lhe fizeram uns grandes planos, vou reconhecê-la, de certeza!"



Parabéns Tia Magda!! Lá vai haver uma enchente PortugallicA na estreia do filme :P

Sem comentários:

Enviar um comentário